– LITERATURA
Créditos: PROFª Edna Prado
VANGUARDA EUROPÉIA
I – OS VÁRIOS -ISMOS
As principais manifestações
artísticas do início do século XX foram
fundamentais para o desenvolvimento
do Modernismo literário.
Costuma-se chamar de Vanguarda Européia o
conjunto de movimentos artísticos, não só na
literatura, mas também na pintura e escultura, que apresentavam no início
do século XX o comum desejo de renovação, de rompimento com as
estéticas tradicionais. Vanguarda européia é rebeldia, é negação.
Veja quais foram esses movimentos:
* FUTURISMO
* EXPRESSIONISMO
* CUBISMO
* DADAÍSMO
* SURREALISMO
O início do século XX caracteriza-se
como um período marcado por grandes e rápidas transformações
tecnológicas. Literalmente rápidas.
Essa é era da eletricidade, do
automóvel, do avião, ou seja, é o momento da velocidade, provocada pelo
aperfeiçoamento das máquinas e pela crescente industrialização.
O Futurismo foi o primeiro
movimento de vanguarda, chocando com sua rebeldia toda a população da
época.
Veja uma imagem futurista:
Nesse quadro, chamado O Dinamismo de um automóvel, de
Luigi Russolo, encontramos uma característica
marcante do Futurismo: a velocidade, o movimento e a força das máquinas representados
nas fortes cores e traçados.
O principal representante do
Futurismo foi o escritor italiano Marinetti, que, na literatura, pregava a destruição da sintaxe, o menosprezo pela pontuação. Para esse
autor tudo deveria ser novo e
rápido, seu desejo era a exaltação da
vida moderna e o rompimento total com o passado.
O Futurismo apresentou vários
manifestos. Veja um fragmento do mais conhecido, escrito por
Marinetti:
“Nós queremos cantar o amor ao
perigo, o hábito à energia e à eternidade.
Os elementos essenciais de
nossa poesia serão a coragem, a audácia e a revolta.
Tendo a literatura até aqui
enaltecido a imobilidade pensativa, o êxtase e o sono, nós queremos
exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo
ginástico, o salto mortal, a bofetada e o soco.
Nós declaramos que o esplendor
do mundo se enriqueceu com uma beleza nova: a beleza da
velocidade. Um automóvel de corrida (...)
é mais belo que a Vitória de
Samotrácia (...)
Nós queremos glorificar a
guerra – única higiene do mundo -, o militarismo, o patriotismo, o
gesto destrutor dos anarquistas, as belas
idéias que matam, e o
menosprezo à mulher.
Nós queremos demolir os
museus, as bibliotecas, combater o moralismo, o feminismo e todas
as covardias oportunistas e utilitárias”.
Vitória de Samotrácia é o nome de uma famosa escultura grega que se encontra no Louvre, em Paris,
considerada uma das obras de arte mais perfeita de todos os tempos
(O Louvre é um dos museus mais
famosos do mundo).
O próximo movimento é de origem alemã
e caracteriza-se pela expressão do mundo interior, pela
expressão das imagens independentemente dos conceitos de
beleza. O importante era a expressão, daí ser conhecido como Expressionismo.
Veja uma pintura expressionista:
Perceba a densidade expressionista dessa
pintura. A imagem parece transformar-se na própria dor do
homem que gritava.
As principais características desse
movimento foram:
*Composições abstratas
*Subjetivismo
*Ilogismo
Composições abstratas = Assim como na pintura, os escritores expressionistas também gostavam de
deformações abstratas do real.
Subjetivismo = O artista expressionista desejava a expressão violenta do subjetivo, das emoções,
do mundo interior.
Ilogismo = Uma vez que tudo era expressão não havia a preocupação com a lógica do mundo
exterior como nas estéticas anteriores.
Na pintura, as formas geométricas e
os objetos vistos sob vários ângulos simultaneamente caracterizam
o Cubismo.
Veja as características do Cubismo na
literatura:
* Ilogismo
*Linguagem caótica
* Tempo presente
* Humor
Ilogismo = Os textos cubistas são marcados pela supressão da lógica formal. O pensamento não é
racional, ele aparece entre o consciente e o inconsciente do
escritor.
Linguagem caótica = Como não há uma lógica, as palavras são soltas, dispostas aparentemente de
uma forma aleatória.
Tempo presente = Para o escritor cubista, ansioso por viver o seu tempo, o tempo presente, tudo
passa a ser tema para poesia, como por exemplo: viagens, paisagens e
visões exóticas.
Humor = Muito comum nos textos cubistas, provocado não só
pelas ironias, mas pela própria
disposição gráfica das palavras.
Veja uma imagem do próximo movimento:
Perceba nesse quadro, chamado É o chapéu que faz o homem, 1920,
de Max Ernst, a justaposição dos objetos,
associados livremente. A liberdade artística foi uma grande característica do movimento
chamado Dadaísmo.
O Dadaísmo é considerado por
muitos, o mais radical de todos os movimentos da Vanguarda Européia. Ele
era a negação de todos os valores culturais existentes há
séculos. O dadaísmo é a estética do
absurdo, do incoerente, do ilógico, a
começar pelo próprio nome.
Quando indagado sobre o significado
da palavra dada, Tristan Tzara, o criador do Dadaísmo, afirma que dada não significava nada, que ele encontrou essa palavra ao acaso,
abrindo um dicionário. Os dadaístas
estavam preocupados em ridicularizar,
em negar tudo e todos.
Veja como escrever um poema dadaísta
a partir de uma receita dada pelo próprio criador do
movimento:
“Pegue um jornal.
Pegue a tesoura.
Escolha no jornal um artigo do
tamanho que você deseja dar a seu poema.
Recorte o artigo.
Recorte em seguida com atenção
algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num
saco.
Agite suavemente.
Tire em seguida cada pedaço um
após o outro.
Copie conscienciosamente na
ordem em que elas são tiradas do
saco.
O poema se parecerá com você.
E ei-lo um escritor
infinitamente original e de uma sensibilidade
graciosa, ainda que
incompreendido do público”.
Tristan Tzara
Nessa conhecida pintura de Salvador
Dali, chamada A persistência da Memória,
encontramos relógios derretendo, numa
espécie, de sonho, de sugestão sobre a
brevidade do tempo e da vida. Esse
quadro é um dos símbolos do Surrealismo.
Os escritores surrealistas, influenciados pelos
estudos de Freud, mostraram grande interesse pelo
inconsciente humano e pelo sonho, considerado a expressão máxima da
liberdade humana. Através do
sonho o homem estava livre de toda
crítica, de toda censura e principalmente da lógica.
Veja um texto surrealista:
As realidades (fábula)
Era uma vez uma realidade
com suas ovelhas de lã real
a filha do rei passou por ali
E as ovelhas baliam que linda
que está
a re a re a realidade.
Na noite era uma vez
uma realidade que sofria de
insônia
Então chegava a madrinha fada
e realmente levava-a pela mão
a re a re a realidade.
No trono havia uma vez
um velho rei que se aborrecia
e pela noite perdia o seu
manto
e por rainha puseram-lhe ao
lado
a re a re a realidade.
CAUDA: dade dade a reali
Dade dade a realidade
A real a real
Idade idade dá a reali
Ali
A re a realidade
Era uma vez a REALIDADE.
Louis
Aragon
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