Quem nunca sonhou em amar e ser
amada.
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Hum... mais que Romântico.
Não podemos negar que essas
imagens são românticas.
Mais será que é desse romantismo
que iremos tratar?
I - CONTEXTO HISTÓRICO
O tema da aula de hoje é a Estética Romântica, é o Romantismo
com letra maiúscula. E por que com letra maiúscula? Porque
é
importante distinguirmos o movimento literário do
sentimento, da
atitude espiritual, do modo de agir e pensar caracterizado
pelo sonho e
pela atitude emotiva diante das coisas. Esse comportamento
romântico
sempre existiu e vai existir – é atemporal. É neste
sentido que falamos
de um filme ou de uma música romântica. É o romantismo com
letra
minúscula.
O que nos interessa neste curso é Romantismo enquanto
estética,
enquanto movimento literário.
O Romantismo teve início na Alemanha e na Inglaterra no
final do
século XVIII, passando pela França, e aos poucos se
espalhou por toda
Europa de onde se difundiu para a América. O Romantismo
permanece
no cenário literário até por volta da primeira metade do
século XIX,
quando apareceram as primeiras manifestações realistas.
O contexto histórico do período marcou-se pelas disputas
de poder
e pelas revoluções, principalmente a Francesa, que
consolidou a
transferência do absolutismo para o liberalismo, ou seja,
o poder que
sempre esteve nas mãos da nobreza, da aristocracia é
conquistado pela
burguesia, que contava com o apoio do povo. Todo este
contexto vai se
refletir na produção literária romântica.
II – CARACTERÍSTICAS
A ascensão da burguesia, da chamada classe média, provoca
uma
alteração, um deslocamento do público consumidor da
literatura, que
até então era o nobre. No Romantismo quem lia era o
burguês. A
literatura tornou-se mais popular, com um caráter mais
nacional.
Surgem os primeiros folhetins, espécie de precursores das
nossas
telenovelas. O leitor buscava na literatura uma forma de
entretenimento. O Romantismo é considerado, por
excelência, o
movimento literário da burguesia.
A próxima imagem é considerada um dos símbolos do
Romantismo:
A liberdade guiando o povo, quadro de Delacroix.
“Liberdade, Igualdade e
Fraternidade” tornam-se palavras de ordem na época,
quer no campo político, econômico ou
social.
E como não podia deixar de ser, liberdade
é a palavra de ordem
também no plano literário.
As principais características do Romantismo são:
* INDIVIDUALISMO
* EMOÇÃO
* ESCAPISMO
* LIBERDADE
Mas o que significa cada uma dessas características?
No individualismo/egocentrismo/egotismo
= O “eu” é a
figura principal. Nunca em nenhum movimento a imposição do
“eu” foi
tão forte. Temos um predomínio da primeira pessoa. Para o
Romantismo
uma das questões centrais é aquilo que cada pessoa tem de
particular,
de exclusivo.
Há um predomínio da emoção, do
subjetivismo = Sendo o
indivíduo a figura principal, toda a produção se
fundamenta na emoção,
na imaginação. Ao contrário da disciplina das escolas
anteriores, o poeta
romântico é livre, livre para sentir e expressar seus
sentimentos e
desejos. Só através da emoção o artista romântico consegue
expressar
o seu interior, o seu eu.
Escapismo ou evasão = Mas nessa
ânsia de sentir e de imaginar
o autor romântico se depara com a realidade, com uma
realidade que
nem sempre é a desejada, o que lhe provoca atitudes
diversas: ou a
atitude revolucionária, principalmente dos poetas da
terceira geração,
dos quais falaremos nas próximas aulas, ou a frustração, a
insatisfação
e o desejo de fuga. Vejamos um esquema que ilustra esse
escapismo:
NATUREZA
ESCAPISMO SONHO
MORTE
Esse escapismo se
manifestou de formas diversas entre os
românticos: na natureza, vista
como um refúgio, um lugar ainda não
corrompido; nos sonhos,
substituindo as dores da vida real; na morte
vista como algo positivo e constantemente invocada. Há
ainda outras
formas de fuga que a essas se unem: a vida boêmia, o culto
da solidão,
o gosto pelo passado, por lugares exóticos e mórbidos.
Veja o seguinte
fragmento em que o autor deseja a morte:
“Por isso, é morte, eu amo-te e não temo.
Por isso, é morte, eu quero-te comigo.
Leva-me à região da paz horrenda,
Leva-me ao nada, leva-me contigo.”
Junqueira Freire
A liberdade de criação = Os
românticos abandonaram as formas
fixas dos modelos clássicos {ode, soneto, decassílabos,
etc};
abandonaram as rimas e valorizaram o verso
branco, ou seja, o verso
não rimado; promoveram uma mistura
de gêneros; enriqueceram a
língua incorporando neologismos (palavras
novas) e aproximando a
linguagem literária da coloquial. Veja o
que diz um romântico sobre a
idéia da liberdade de criação:
“Quanto à forma ... nenhuma ordem seguimos;
exprimindo as
idéias como elas se apresentam, para não destruir o
acento da
inspiração ...”
Gonçalves de Magalhães
Para o autor romântico o importante era a expressão dos
seus
sentimentos, do seu mundo interior, independentemente de
qualquer
forma preestabelecida. Todas essas características se
refletem em
vários temas. Veja os principais:
* NACIONALISMO
* RELIGIOSIDADE
DO AMOR
* IDEALIZAÇÃO
DA MULHER
No nacionalismo = Ocorre a
valorização da pátria, dos heróis
nacionais e do passado histórico. No caso de Portugal,
retomam-se os
mitos dos grandes cavaleiros e heróis medievais. No
Brasil, como
não tivemos Idade Média, nos moldes do colonizador,
cria-se o “mito
do bom selvagem”. O índio aparece idealizado
nos textos românticos,
é sempre bom, forte e bonito, passando a representar o
nosso cavaleiro
medieval.
Religiosidade = Em oposição ao paganismo da
escola anterior,
redescobrem-se as fontes bíblicas, principalmente as
derivadas do
cristianismo.
Idealização do amor e da mulher = O amor é
tido como a
essência da vida, como o sentido de tudo e
conseqüentemente, a
mulher, objeto do amor romântico, é divinizada, cultuada.
Ela era
misteriosa, pura – a virgindade era muito valorizada,
quase toda heroína
romântica era virgem. Mas apesar desse caráter angelical,
alguns textos
românticos apresentam muito sensualismo.
Não se esqueça que: o Romantismo foi o movimento literário
responsável por uma subjetividade extrema, jamais vista em
toda a arte
ocidental.
– EXERCÍCIOS
1) (UFV-MG) Assinale a
alternativa falsa.
a) O Romantismo, como estilo, não é modelado pela
individualidade do
autor; a forma predomina sempre sobre o conteúdo.
b) O Romantismo é um movimento de expressão universal,
inspirado
nos modelos medievais e unificado pela prevalência de
características
comuns a todos os escritores da época.
c) O Romantismo, como Estilo de Época, consistiu,
basicamente num
fenômeno estético-literário, desenvolvido em oposição ao
intelectualismo e à tradição racionalista e clássica do
século XVIII.
d) O Romantismo, ou melhor, o espírito romântico, pode ser
sintetizado
numa única qualidade: a imaginação. Pode-se creditar à
imaginação
a capacidade extraordinária dos românticos de criarem
mundos
imaginários.
e) O Romantismo caracterizou-se por um complexo de
características
como o subjetivismo, o ilogismo, o senso de mistério, o
exagero, o
culto da natureza e o escapismo.
2) (FEI-SP) Quais as
características românticas que se opõem,
respectivamente, às seguintes características clássicas:
objetivismo,
linguagem erudita, paganismo, uso da razão?
3) (UNIP-SP) Assinale a
alternativa não-aplicável à poesia romântica;
a) O artista goza de liberdade na metrificação e na
distribuição rítmica.
b) O importante é o culto da forma, a arte pela arte.
c) A poesia é primordialmente pessoal, intimista e
amorosa.
d) Enfatiza-se a auto-expressão, o subjetivismo, o
individualismo.
e) A linguagem do poeta é a mesma do povo: simples,
espontânea.
4) (FCC)
“O mundo é uma mentira, a glória – fumo,
A morte – um beijo, e esta vida um sonho
Pesado ou doce, que s’esvai na campa!”
O texto acima contém uma idéia que é comum a muitos poetas
românticos. Aponte a alternativa que explicita:
a) A vida subjetiva e o sonho é que mais se identificam
com a verdade;
o mundo real “é uma mentira”.
b) A vida interior “sonho pesado ou doce”, a mais rica de
todas, permite
iludir o medo da morte.
c) A morte, “sonho (...) que s’esvai na
campa”, é a solução definitiva
para as tristezas, única herança do sonho e da vida
subjetiva.
d) Resta ao homem, atrelado sempre à consciência da morte,
apegar-se
quanto mais possa a prazeres efêmeros (fumo, sonho) que a vida
breve lhe proporciona.
e) A morte é o beijo que
continuamente ameaça e, não raro, destrói a
felicidade que lhe dá origem.
5) (FMU-FIAM-FAAM-SP) O homem de
todas as épocas se preocupa
com a natureza. Cada período a vê de modo particular. No
Romantismo,
a natureza aparece como:
a) Um cenário cientificamente estudado pelo homem: a
natureza é mais
importante que o elemento humano.
b) Um cenário estático, indiferente; só o homem se projeta
em busca de
sua realização.
c) Um cenário sem importância nenhuma; é apenas um pano de
fundo
para as emoções humanas.
d) Confidente do poeta, que compartilha seus sentimentos
com a
paisagem; a natureza se modifica de acordo com o estado
emocional
do poeta.
e) É um cenário idealizado onde todos são felizes e os
poetas são
pastores.
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Ex: Wagner Henrique e Juliana 2ºA
Respostas:
1- R: a
2- R: Subjetivismo; linguagem mais simples e livre, sem preocupação com
a forma;
negação do princípio da
imitação dos modelos greco-romanos; predomínio de
emoções, anseios e
sentimentos.
3- R: b
4- R: d
5- R:
d
1-B
ResponderExcluir2-Tem uma linguagem simples,subjetivismo,era teocentricos,eles deixão de lado a razão pra viver a razão.
3-B
4-D
5-D
Adauto,Alyne e Paula 2ºA.
1- B
ResponderExcluir2- tem uma linquaguem simples,subjetiva.era teocentricos e tambem eles deixao a razao de lodo para vive a razao
3-b
4-d
5-d
rodolfo 2ºA
1- b
ResponderExcluir2- tem uma linguagen sinples subjetivo era deosintrista eles deixan de lado a reaçao para viver a reaçao
3-b
4-d
5-d
lucas stragliotto, rodrigo gonçalves, gabriel ladvig 2A
respostas:
ResponderExcluir1:A
2:eles eras subjetvistas,usavam linguagens simples,eram teocentristas,e usavam a emoção.
3:B
4:D
5:D
Jamir/Emanuella/Andressa Jung 2°A
1-d
ResponderExcluir2-teocentrismo,linguagem simples,religiosidade,deixa de lado a razão para viver a a emoção.
3-b
4-c
5-d
Gisele reis,Luana benites e kaline
2º A
1-a
ResponderExcluir2-teocentrismo,linguagem simples, deixa de lado a razão para viver a emoção.
3-b
4-c
5-d
Olivio, Raquel e Jordelly.
1-a
ResponderExcluir2-Subjetivismo; linguagem mais simples e livre, sem preocupação com a forma; negação do princípio da imitação dos modelos greco-romanos; predomínio de emoções, anseios e sentimentos.
3-b
4-d
5-d
André Luiz, Marcos Vinicius 2ºB
1-B
ResponderExcluir2- tem uma linquaguem simples,subjetiva.era teocentricos e tambem eles deixao a razao de lodo para vive a razao
3-B
4-D
5-D
SUZI E ANA CAROLINA 2°B
1-B
ResponderExcluir2-tem uma linguagem simples,subjetiva.era teocentricos e também eles deixam a razão de lado para viver a razão
3-B
4-d
5-d
TATIANA E TAISLAINE 2°B